Exposição 7 - John dos Passos

 

 

JOHN DOS PASSOS 

Exposição

 

De 01 Março a 30 de Junho de 2017 

Centro Cultural John dos Passos

Direção Regional da Cultura

 

Exposição 7 - Sala de exposições temporárias do CCJP

 

 

 

 

Exposição biográfica sobre John Dos Passos que foca várias facetas deste homem, com raízes familiares na Ponta do Sol.


Esta exposição resulta de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Antropologia - Área de Especialização em Culturas Visuais, proposto por Márcia Fernades.

 

"As origens de John Dos Passos remontam à Ponta do Sol, onde nasceu o seu avô Manoel Joaquim Dos Passos em 1812, que em 1830 emigrou para os Estados Unidos da América e casou com Lucinda Cattell."


Venha conhecer mais sobre John Dos Passos.
"John Dos Passos: o homem, o escritor, o artista, o político e a Ilha da Madeira" uma exposição patente no Centro Cultural John Dos Passos de 01 de março a 30 de junho de 2017.

 


John Dos Passos: o homem, o escritor, o artista, o político e a Ilha da Madeira

 

A exposição biográfica sobre John Dos Passos foca as várias facetas deste homem, com raízes familiares na Ponta do Sol.

 

Esta mostra, resulta de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Antropologia – Área de Especialização em Culturas Visuais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, proposto por Márcia Fernandes, natural do Concelho da Ponta do Sol.

 

Pela primeira vez, decorre na Direção Regional da Cultura (DRC), mais precisamente no Centro Cultural John Dos Passos, um estágio ao nível de Mestrado, tendo como resultado um trabalho de investigação realizado por Márcia Fernandes ao longo de 6 meses, sob orientação da Dr.ª Marisa Santos, da DRC.

 

“John Dos Passos: o homem, o escritor, o artista, o político e a Ilha da Madeira” trata-se de uma exposição que para além da biografia de Dos Passos destaca os vários “papéis” desempenhados por Dos Passos ao longo da sua vida.

 

Sendo mais conhecido pela sua escrita, John Dos Passos explorou também com resultados positivos a área artística, nomeadamente a pintura, sendo que podemos encontrar em várias capas de primeiras edições literárias trabalhos artísticos com a sua assinatura, tais como Manhattan Transfer ou A Pushcart at the Curb.

 

Ao nível político, John Dos Passos, manifestou publicamente os seus ideais, contrários à política social, económica e financeira desenvolvida pelo governo americano da altura, chegando mesmo a romper laços de amizade com Ernest Hemingway por divergências ideológicas.

 

 

 

 

 

Esta exposição é composta por 8 temas ao longo dos quais, Márcia Fernandes conta a história de John Dos Passos, passando pela homenagem da Câmara Municipal da Ponta do Sol, aquando da sua última visita ao Concelho. Um especial destaque, também em género de homenagem, um painel sobre a Dr.ª Maria do Carmo Cunha Santos, grande admiradora, colecionadora e conhecedora da vida e obra de John Dos Passos e impulsionadora da construção do Centro Cultural que justamente imortaliza este escritor.

 

A mostra vai estar patente ao público de 2 de março a 30 de junho de 2017, na Sala de Exposições Temporárias do CCJP, de segunda a sexta, das 9h00 às 17h30.

A inauguração teve lugar no dia 1 de março às 17h30, com a presença do Senhor Secretário Regional do Turismo, Economia e Cultura.

 

Estão previstas visitas guiadas destinadas ao público em geral e ao público escolar.

 

 

  

Legendas:

Fig1: Gerald Murphy, Ernest Hemingway e Dos Passos durante uma viagem a Áustria, em 1926; (Com a permissão da John F. Kennedy Library. #EH7281N); In Dos Passos A Life; 1ª Edição; Virginia Spencer Carr.

 

Fig2:  A família Dos Passos com E. E. Cummings, em Silver Lake;

Coleção: Marion Morehouse Cummings;

In Dos Passos A Life; 1ª Edição; Virginia Spencer Carr.

 

Fig3: Dos Passos e o seu cão Kenny, maio de 1970;

Coleção: Richmond News Leader; Photo by P.A. Gormus, Jr.;

In Dos Passos A Life; 1ª Edição; Virginia Spencer Carr. 

 

Fig4: John Dos Passos em criança na Inglaterra;

Direitos reservados à Universidade de Virgínia;

In John Dos Passos A Twentieth Century Odyssey;

 

1ª Edição; Townsend Ludington.