Workshop: Botânico Científico


 

Desenho científico e Ilustração Botânica

Workshop de Pintura, por Elisabete Henriques

 

Sábado, 27 de Maio de 2017

10:00 às 17:00 horas

Ponta do Sol

 

 

Sala 6 - Terraço do Centro Cultural John dos Passos

 

N.º máximo de formandos: 15

 

Inscrição: 2 euros


Conhecer, ver, observar, ler desenhando espécies botânicas do meio envolvente. Aliar arte e ciência.

 

A ilustração botânica é uma das áreas específicas da ilustração científica. A Ilustração científica desde do século XVI, sempre acompanhou as grandes expedições científicas, tendo sido um meio de divulgação imagética de conhecimento e descritiva das espécies animais e vegetais oriundas de várias partes do mundo, desvendando melhor o conhecimento da natureza. Ao longo da história foi uma técnica desenvolvida por naturalistas , médicos, biólogos e outros cientistas.

 

 

Actualmente, são biólogos que procuram uma forma através da arte, de explicar ciência usando a ilustração, como também os artistas plásticos que procuram conhecimento em biologia para serem mais fidedignos na representação das espécies. Há ilustradores que apostam na formação bivalente entre arte e ciência. Pretende-se com este wokshop, dar conhecimento de algumas noções básicas sobre o tema, como também de explorar através do desenho de observação a representação de espécies botânicas na procura de um sentido estético e apelativo quando queremos comunicar ciência, para diferentes fins e públicos alvos. Serão igualmente abordadas algumas técnicas  de desenho e pintura mais usadas na ilustração.

 


Elisabete Henriques 

É artista plástica, obteve a sua formação no Instituto Superior de Arte e Design|U.M.A. Exerce funções na área de Design de Comunicação, na Câmara Municipal do Funchal, no Departamento de Educação e Qualidade de Vida. 

 

Colaborou na divulgação do Património Natural do Parque Ecológico do Funchal e Arquipélago da Madeira, desenvolvendo por um largo período de tempo, o seu trabalho na área de ilustração de vida selvagem, com particular incidência à ilustração botânica e da fauna, divulgadas em várias publicações do Município. Com a sua 1ª colaboração na ilustração do livro“ Guia de Campo das Aves do Parque Ecológico do Funchal e do Arquipélago da Madeira” em 1997, da autoria do biólogo Duarte Câmara. Da sua autoria, foram as 30 ilustrações botânicas da “Flora do Parque Ecológico do Funchal” divida em 3 coleções: Árvores, Arbustos, Plantas Herbáceas e Subarbustivas, em 2001.

 

Ilustrou as diferentes espécies do “Guia das Borboletas Diurnas do Parque Ecológico do Funchal e do Arquipélago da Madeira”, da autoria de Andrew Dawson, Michael Salmon e António Franquinho Aguiar.

 

 

 

Teve também no contexto da ilustração de avifauna o “Atlas das Aves Nidificantes do Parque Ecológico do Funchal” , editado em 2008, por Ana Isabel Fagundes, João Nunes e Jorge Ferreira. A sua publicação mais recente é a ilustração botânica do livro “ O meu herbário de Plantas medicinais”, das autoras Célia Cabral e Fernanda Botelho, lançado em março de 2017.

 

Participou ao longo de alguns anos em exposições coletivas de pintura, escultura e fotografia, tendo sido premiada na área da pintura e da fotografia.

Em 2016, participou numa exposição colectiva de botânica, designada por “ Madeira em Flores”, com ilustrações da flora endémica e indígena da Madeira expondo no mesmo ano, mas com uma exposição individual, na Galeria Espaço-mar da escola João Gonçalves Zarco.

 

 

A natureza foi sempre o seu motivo de inspiração, para as suas mais recentes intervenções em espaços públicos, como no projeto : “ Arte de Portas Abertas”, na zona velha do Funchal e o “Urban Impact”.


Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.